quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

A razão organiza a vida, SERVIR traz sentido à vida!

Lutero, na qualidade de professor de Teologia e claro, ministro (servo) do Reino escreveu que a o uso da razão humana poder ser ministerial (serva – ministério significa servir) ou magisterial (magister – meister, o major, maioral, que dita as formas).
            Se a razão humana for magisterial, ela é prostituta de Satanás! Se for ministerial, é serva do Reino de Deus! DO REINO de DEUS!!!
            Deus só precisa da razão ministerial. Da razão magisterial, o inferno está cheio.
            Razão ministerial se humilha na presença de Deus e se coloca à disposição do Reino, porque só entra no Reino mendigos convidados pelo Rei, conforme parábola de Jesus.  
            A razão magisterial, ou seja, aquela que organiza as coisas, é como se fosse a receita do bolo. A razão ministerial da vovó ou da mamãe coloca uma pitada de amor, carinho na massa. Nada pior do que um refeitório em que a comida é feita sem amor. A gente sente no sabor... nada melhor que a comida da vovó feita com amor, pelo simples fato de servir.
            A razão magisterial organiza partidos políticos. Partidos políticos apenas trabalham para AUTO servir-se. Um político que não olha para o partido, mas para a necessidade de servir o povo, é o melhor político, não porque seu partido forçou seu coração a ser bom, mas porque o coração força a razão servir, apesar da organização magisterial apenas querer o benefício próprio.
            Uma empresa precisa organizar sua estrutura como razão social. Seu serviço prestado precisa ser realmente serviço, caso contrário vai parar no PROCON.
            Em outras palavras: a razão organiza e o serviço traz sentido. Razão por razão, organização por organização torna-se túmulo pintado de cal, bonito pra caramba, mas cheio de ossos podres por dentro.
            E o ministério da igreja de Deus: o ministério serve à estrutura luterana ou da denominação que a pertence, ou serve ao REINO?
            As finanças, o carro, a casa, a diretoria, estão para servir ou para serem servidas?
            As lindas catedrais da europa não estão mais virando museus, mas danceterias, porque a estrutura é linda, racionalmente perfeita, mas os corações dos “crentes” vazios...
            Um hospital pode ser uma bela "prostituta" política nas mãos de quem explora, desvia verbas, e faz da planilha de relatórios organizada pela razão uma vitrine como se naquele lugar fosse um hotel 5 estrelas, enquanto que os pacientes morrem na fila, no corredor. Assim é estrutura em função da própria estrutura: é opressora e letal à sociedade. Hospital que serve (que é ministra) está à serviço da vida, porque se na planilha de organização só traz o orçamento para o enfermo comer arroz e ovo, a cozinheira que quer dar o melhor de si para os enfermos e coloca amor, faz daquele almoço o melhor do mundo.
            Para Lutero, a razão é prostituta ou serva.
            Nossas vidas, nossas igrejas, organizações, diretorias, partidos políticos, servem ou se vendem por barganha?
            O Reino de Deus precisa de servos ou o Reino de Deus precisa de barganha?
            Servir ao Senhor com alegria nos faz levar o Reino com alegria. O Reino de Deus é feito de pecadores. Pecadores que servem ou que são servidos. O Reino de 
Deus iniciou na história da humanidade pelo servir de Jesus à pecadores. E muitas igrejas pensam que pecadores organizam suas igrejas e que Deus está devendo muito à nossa famigerada razão.
            A razão organiza, mas não dá sentido à vida. A nossa vida salva pelo servir de Jesus é que dá sentido à tudo o que organizamos e serve o mundo com o amor de Jesus.
Rafael Wilske, 2011

Um comentário:

  1. Pois é, a razão é um importante instrumento para vivermos organizadamente e com sabedoria. Mas, se ela não respeita o que temos no coração, onde o amor deve ocupar o centro de tudo e, mais do que simples amor, o Amor de Deus deve ser o norteador do nosso amor.
    Somente com esse Amor de Deus que nos mostra como amarmos é que podemos viver com sabedoria.

    ResponderExcluir